O Canil conta com 16 cães treinados e 15 policiais militares, que serão empregados no policiamento de eventos esportivos e na localização de esconderijos de drogas. Também serão utilizados em estabelecimentos prisionais para realização de revista ou contenção de rebeliões, operações em mata e resgate, além de ações de cunho social em instituições beneficentes.
O Destacamento de Polícia Montada, sob comando da Força Tática do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), atuará no policiamento ostensivo em locais de grande circulação de pessoas - como centros comerciais e na orla da praia durante a Operação Verão -, em eventos esportivos, operações de controle de distúrbios civis e em reintegrações de posse.
A previsão é que o destacamento possa operar com 14 cavalos. O processo de aquisição dos animais está em andamento no Comando de Policiamento de Choque, na Capital, sob a supervisão técnica do Regimento de Cavalaria 9 de Julho. A previsão de chegada dos cavalos é de 40 a 60 dias.
Anteriormente, nas situações em que era necessário o emprego do policiamento com cães e cavalos, Santos recebia o apoio dos destacamentos de Guarujá.
Estrutura
As novas instalações contam com 14 baias para os cavalos e 20 boxes para os cães, adequados para abrigar os animais. Na nova sede também há ambientes destinados ao serviço administrativo, refeitório, vestiários e sala de instrução.
A sede, localizada na Avenida Francisco Manoel, no bairro Jabaquara, foi escolhida estrategicamente, pois fica na base de um dos maiores morros da cidade, próxima ao estádio do Santos Futebol Clube e da Cadeia Feminina, anexa ao 2º Distrito Policial.