SEGURANÇA NO CARNAVAL
RIO - O esquema de segurança do carnaval será reforçado. Nesta quarta-feira, o relações públicas da Polícia Militar, coronel Lima Castro, anunciou a implantação de um centro de comando virtual (CCV), que vai agilizar as investigações e ações preventivas de combate ao crime no Rio. O sistema, que será interligado com as forças de segurança federais, estaduais e municipais, foi desenvolvido a partir de um programa usado pelo órgão federal de segurança dos Estados Unidos, o FBI.
O sistema do FBI, usado em grandes concentrações e eventos, foi testado em novembro do ano passado durante um jogo entre Fluminense X Vasco no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, durante o Campeonato Carioca. À época, os policiais do Rio passaram por um treinamento para aprender a usar a ferramenta virtual. Esse será o segundo teste do programa, que pode ser adotada em eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas.
O anuncio sobre o uso da ferramenta foi feito durante o primeiro dia de treinamento de prevenção a lesão e morte de policiais ministrado por agentes do FBI. Participaram do curso 150 PMs, entre comandantes de batalhões e chefes de departamentos. De acordo com a PM, o principal objetivo do curso, que vai até quinta-feira, é, a partir das estatísticas, fazer uma revisão dos dados, para, por meio da análise, prevenir e treinar policiais e diminuir o número de mortes e lesões tanto para os agentes em serviço quanto para os demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário